A História dos Vedas e dos Upanishads – A Literatura da Sagrada do Hinduísmo

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais e Pesquisado)

Os Vedas são as escrituras mais antigas que existem em nosso planeta que ainda são ensinadas hoje em dia, que são, junto com o Bhagavad Gita, as obras mais importantes do Hinduísmo.
Não se sabe quantos mil anos os Vedas foram escritos antes do nascimento de Jesus Cristo.
A consideração que os hindus tem com os Vedas, e a mesma que os cristãos tem na Bíblia, que é considerada escrita por Deus.
Existe uma tendência no Hinduísmo, que começou a mais ou menos 1.000 ou 1.500 A. C., onde os praticantes hindus começaram a sair de suas sociedade e viver em locais afastados para meditar e buscar o Nirvana, a Ascensão, a iluminação, a santidade.
Essa ideia nasceu no Índia com o Hinduísmo, mas foi ganhando espaço no decorrer do tempo em outras culturas e até mesmo penetrou em religiões, filosofias e esoterismos.
O Esoterismo e algumas crenças se influenciam muito do Hinduísmo, como as que acreditam em karma e reencarnação, pois existem similaridades entre elas.
Na Índia existiam os sacerdotes em templos muito luxuosos, onde incitavam as pessoas viverem em locais ermos praticando a meditação para atingir a iluminação, isso sem falar do povo hindu passando fome, onde até mesmo os sacerdotes recebiam parte de tudo o que se plantava.
Hoje em dia líderes espirituais hindus recebem o bem dos fiéis, que passam a viver de forma mais pobre praticando meditação, Yoga e outras práticas. 
Como acontece em muitas crenças, os sacerdotes eram vistos como intermediários entre os hindus e Deus.
A grande maioria das pessoas que vivem de forma reclusa longe da sociedade não tinha avanços em seus autoconhecimentos, mais alguns tinham, e tinham experiências de expansão da consciência.
Expansão da consciência é quando ela vai além de si mesma, englobando todas as pessoas, ou até mesmo o próprio Deus. Essas pessoas foram reconhecidas como sábios.
Quando essas pessoas consideradas sábias iam para a sociedade, juntavam pessoas para escutá-las, e costumavam dar presentes, e próximo a essas pessoas, perto da energia desses sábios, de diz que as pessoas experimentavam experiências paranormais ou espirituais.
O que essas pessoas experimentavam deu origem a literatura dos Upanishads.
A palavra Upanishads significa sentar-se no chão, que era o que acontecia, eles se sentavam e escutavam os sábios.
A literatura dos Vedas sofreu o acréscimo dos Upanishads.
O Vedanta, que tem o nome dos Vedas, é uma filosofia baseada nos Upanishads, que dá conselhos sobre a vida e o autoconhecimento.
Baseado nos ensinamentos dos Vedas e no Bhagavad Gita surgiram muitas vertentes Hindus. 
Algumas dessas vertentes são mais esotéricas e outras mais místicas.
Existe na Índia muitas técnicas iniciaticas, como o Yantra (mandala), mantras, incensos e oferendas e outras formas de magia.
Aqui no site temos muitas práticas com mandalas (yantras) na nossa seção de práticas, vale a pena conhecer.
Um ramo de conhecimentos espiritualizadores que surgiu na Índia que tem feito grande sucesso no Ocidente, é a Yoga.

 

 

Alguns Destaques: